Subscribe Us

header ads

Por que diabos "Moon's Bar"???




Fala, pessoal...

É meio estranho explicar motivos de nome porque a grande maioria das pessoas acham que nomear "produtos" é uma coisa bem fácil e simples. Óbvio que isso não é verdade...

Esse blog foi criado com o intuito de divulgar o processo de criação e divulgação de nossa HQ "Barra Pesada", escrita por Marlo George, ilustrado por Marcelo Salaza e artefinalizado por este escriba.

"Tá bom... E por que diabos esse blog não se chama 'Barra Pesada'???". Ainda bem que perguntou...

Em 2008, Marcelo Salaza e eu trabalhamos numa HQ que seria publicada fora do Brasil chamada "Spykiller" (vcs podem encontrar algumas amostras de paginas não finalizadas pela internet), que era uma historia bem interessante e com personagens marcantes, sérios e adultos, contrastando com o visual supostamente "cômico" criado por Marcelo Salaza e eu.

Numa determinada pagina, a de numero 09 (que ilustra este post), Salaza desenhou um bar em que se passava parte da historia. O bar localizava-se em Paris - se não me falha a memoria - e teria de ter meu sobrenome artístico. "Tem de ser 'Moon's Bar'! É pra ser uma homenagem a vc, que nunca aparece...", disse um entusiasmado Salaza. "Crie um logo para o bar e cole na pagina pois deixei o espaço em aberto!", ordenou.

É... Uma homenagem e tanto. E ainda teria de trabalhar como letrista sem receber por isso pois era uma "honra" pra minha pessoa...

Como o prazo era muito curto e a HQ seria publicada em branco e preto, não tive tempo hábil pra criar algo de que me orgulhasse muito e me fizesse querer utilizar em outro local que nao fosse uma obscura pagina de quadrinhos. Fiz no programa Corel Draw - sei que os designers de plantão devem estar morrendo de raiva por isso pois nao eh o mais adequado - e "colei" na pagina, tentando redimensionar corretamente de acordo com a perspectiva que a cena pedia.

Nesta mesma pagina, eu apareço de costas num dos balcões - ei, o bar era meu e tenho direito a aparecer, não acham? - ao fundo, para não ofuscar o protagonista. Foi inusitado mas, infelizmente, a HQ não foi publicada. Ainda não sabemos os motivos corretos. Apenas perdemos contato com o autor e ele simplesmente parou de nos retornar os e-mails enviados - igual a Mark Zuckerberg no filme "A Rede Social".

Dai, em 2010, visitei o evento "Rio Comicon Internacional", no qual me deparei com muitos astros da arte sequencial como Kevin O'Neill (A Liga Extraordinária), Milo Manara (O Clic, dentre outros), os brasileiros Angeli (Rê Bordosa), Laerte (Os Gatos), Gabriel Bá & Fabio Moon (ambos da aclamada Daytripper), Mauricio de Souza (Turma da Mônica), dentre muitos outros.

E foi justamente no dia 13/11/2010, quando assisti a palestra com os irmãos gêmeos Bá e Moon (não somos parentes, sou filho único), que tive a sensação de que deveria parar com meu marasmo de apenas ficar artefinalizando os quadrinhos de outros criadores, la de fora, nos quais eu não tenho nenhum envolvimento emocional e, muitas das vezes, nem mesmo financeiro - sim, fazemos muita coisa "de graça" pra criar portifólio e estar envolvido no oba-oba - para, enfim, salvar o mundo com minhas próprias mãos, minha caneta nanquim descartável e muitas folhas de papel vegetal...

Mas, pra fazer isso, teria de ter um ótimo texto em mãos. Não poderia ser nada do que havia planejado anteriormente pq o mundo é outro agora. Não somos mais tão ingênuos pra acreditar em super-heróis comuns... O mundo de Watchmen, Os Incríveis e No Heroics nos ensinou isso. E humor não eh uma área para muitos. Nem é nossa praia.

(Digo isso pq parece que uma grande parte dos artistas brasileiros quando planejam lançar uma HQ, vão para supers ou humor, mesmo tendo muitas outras opções em voga para experimentar algo novo)

Foi quando me lembrei de uma ótima HQ que o istari Marlo George produziu la pelos idos de 1999 e havia me presenteado com uma das poucas edicoes restantes durante uma das sessões do extinto evento "Projeto Baixadanime", em 2002. Parecia uma mistura maluca de Sin City (Frank Miller) com o seriado Oz (HBO). A curiosidade vai para que ele nunca havia lido e nem assistido a nada disso ate me conhecer...

Falei com Marlo sobre meu projeto de voltar a fazer quadrinhos reiniciando "Barra Pesada" desde o embrião, com um novo artista - anteriormente, o próprio Marlo se encarregou disso, com um estilo que muitos nao reconheceriam como dele - e um novo roteiro, pra recontar essa historia como ela merecia. Com uma certa relutância, ele perguntou quem desenharia. Quando falei em Salaza, ele achou interessante e, pra convence-lo, enviei algumas de nossas paginas em "Spykiller". Dai, o projeto realmente deslanchou para o que começamos a ver aqui.

E, em muito breve, esta HQ estará em nossas mãos, com tudo o que temos direito.

Não temos como apagar o passado com 100 balas não-rastreaveis ou tocar na testa de alguém para que esqueçam de nossos erros. Mas o futuro será construido a partir de um sonho. Um sonho antigo, que tive quando ainda nem sabia falar direito.

- "Mãe, qual o nome daquilo que eu disse que queria ser quando crescer?"
- "Desenhista de histórias em quadrinhos, filho..."
- "É isso mesmo... Desenhista..."

Sente-se, acomode-se, relaxe... Vc está no Moon's Bar e a ordem do dia é aproveitar...

Um abraço carioca do chapa Kal J. Moon (aquele que passa a caneta por cima do desenho)

Postar um comentário

0 Comentários